A lua de Joana
Maria Teresa Maia Gonzalez
Cristina Malaquis
Babel
Lisboa, 2010
22ª edição
Diário
Lisboa
Atualidade
Personagem principal: Joana
A vida da autora
Maria Teresa Maia Gonzalez - a escritora...
Nasceu em Coimbra em 1958.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Entre 1982 e 1997, Maria Teresa Gonzalez, foi professora de Língua Portuguesa, no Ensino Oficial e Particular.
Foi como escritora que realizou o seu grande sonho e, hoje em dia, já são vários os seus livros editados. Uma vez que as suas obras são bem recebidas pelos jovens, começou recentemente a escrever a fantástica coleção de peças de teatro, intitulada "Um Palco na Escola", para serem representadas nas escolas por todo o país.
resumo da obra
Este livro conta-nos a história de uma adolescente, Joana, que nos fala da sua vida através de um diário.
A Marta, sua colega e melhor amiga, morreu devido à droga. Joana não percebia como é que ela se meteu nesse vício e pensava que nunca a iria conseguir perdoar. O ambiente familiar da jovem Joana não era muito bom. O pai, médico, estava quase sempre ausente; a mãe preocupava-se unicamente com a sua loja; o irmão isolava-se no quarto a ouvir música. Apenas a avó Ju, que acabou por falecer, lhe dava alguma atenção.
A partir desse momento, Joana, que era uma boa aluna, desinteressou-se da escola e do basquetebol e mudou radicalmente o seu visual. Conheceu Rita, uma amiga da Marta, que a pouco e pouco a foi cativando e desencaminhando para o mundo da droga. Pouco tempo depois, Joana acabou por morrer da mesma forma que Marta e assim compreendeu todos os mistérios que antes a