A Loratadina E A Desloratadina S O Medicamentos Denominados Anti
De modo geral, as alergias são resultantes da liberação, no organismo, de uma substância chamada histamina. Quando algumas células de defesa do nosso corpo entram em contato com o que causa alergia (como: poeira, mofo, pólen e pelos de animais) há uma grande e imediata liberação de histamina e ela é a responsável pelos sintomas alérgicos. Por exemplo: no nariz, a histamina causa prurido (coceira – essa ação, também, é observada na pele) e espirros. Atua em vasos sanguíneos aumentando o diâmetro ou dilantando-os e permite a passagem de líquido do interior desses vasos para o tecido do nariz, resultando em edema (inchaço) e no famoso “nariz entupido”, além de estimular algumas glândulas a liberarem uma substância conhecida como muco, o que causa a coriza, ou seja, faz o “nariz escorrer”. Nos pulmões, a histamina causa a dificuldade de respirar ou a falta de ar tão comum nas reações alérgicas. Como se não bastasse, ela estimula células inflamatórias e a liberação de outras substâncias que vão iniciar um processo de inflamação. Para exercer esses efeitos, a histamina tem que se ligar em alguns lugares específicos (proteínas denominadas receptores) nas células e é aí que a loratadina e desloratadina entram em ação. Esses medicamentos se ligam nesses receptores, impedindo que a histamina exerca sua ação no organismo e, por isso, melhoram os sintomas alérgicos.
O é a loratadina e a desloratadina?
A loratadina e a desloratadina são medicamentos denominados anti-histamínicos e são muito utilizados para tratamento de diversos tipos de alergias, sendo, por isso, também, chamados de antialérgicos.
Para facilitar a comparação, as diferenças entre loratadina e desloratadina estão apresentadas na tabela abaixo:
LORATADINA
DESLORATADINA
Indicações de uso
Alívio dos sintomas da rinite alérgica sazonal (ou intermitente), alergias na pele. NÃO É INDICADO PARA OUTROS TIPOS DE RINITE, NEM PARA ASMA
Alívio dos sintomas da rinite alérgica sazonal (ou