A logística e a informatica
FADERGS - Faculdade Desenvolvimento do Rio Grande do Sul
Disciplina Introdução à Logística
Professor: LUIS ALFREDO SPENCER
A Logística e a Informática
Integrantes:
Anathiele Brondani
Dieter Marno dos Santos
Humberto Lima
Marcos Paulo dos Santos
Rosane Avila
Sumário
Sumário 2
Técnica da pesquisa 3
Introdução 4
Histórico 5
Definições 7
Importância 10
Objetivos 11
Vantagens 13
Desvantagens 14
Conclusão 15
Bibliografia 16
Técnica da pesquisa
Este trabalho foi constituído a partir de estudo de caso da empresa Alpar – Marcas Lideres (http://www.alpardobrasil.com.br), que opera especificamente no ramo logístico, a qual utiliza um sistema WMS (Warehouse Management System).
A partir de exemplos práticos, relacionados ao uso da Tecnologia da Informação nesta empresa, foram realizadas pesquisas de conceitos em sites de busca e empregadas informações obtidas a partir de vídeos, os quais são citados na seção de bibliografia.
Introdução
É fácil identificar a Tecnologia da Informação (TI) nas empresas, provendo maior organização das tarefas, otimização do tempo, agilidade e padronização de procedimentos em praticamente todas as áreas.
Como consequência de uma TI bem estruturada e atuante, observamos um direto aumento nos lucros e um maior diferencial competitivo perante a concorrência.
Podemos relacionar a TI com as atividades e soluções providas por recursos de computação, como exemplo, quando nos referimos a sistemas, vendas virtuais, monitoramento de estoques. Na logística a TI atua dando suporte às mudanças e possibilita que as atividades do sistema logístico ocorram corretamente.
Dentro das organizações boa parte das áreas está interligada a TI e consequentemente relacionada à logística. É através da TI que as informações serão armazenadas, disseminadas e recuperadas.
A transmissão da informação é fundamental à logística, proporcionando melhorias que levam à redução de custos, satisfação dos clientes e