A Log stica de Distribui o F
A Logística de Distribuição Física, atualmente, é um fator determinante na capacidade competitiva nas empresas. Com a evolução da internet, os sites de comércio começaram a crescer e a necessidade de oferecer um diferencial passou a ser ponto chave. Aspectos como segurança, confiabilidade e rapidez na entrega são alguns dos diferenciais que os sites de Comércio Eletrônico podem oferecer aos seus clientes, e o papel da Logística de Distribuição é fundamental para o sucesso desses serviços. O Comércio Eletrônico também influencia a forma de trabalhar das empresas especializadas em terceirizar entregas e vem motivando o aparecimento de novos tipos de serviço, contribuindo muito na melhoria dos serviços de entrega.
A evolução da Logística, seus conceitos, sua importância e os problemas de infra-estrutura do Brasil também são abordados nesse texto além de informações preciosas sobre como funcionam determinados tipos de serviços logísticos..
No comércio eletrônico, os gerentes de Logística estão sendo obrigados a implementar práticas operacionais diferentes, de forma a atender novas formas de demanda dos consumidores que não existiam uma década atrás. Em primeiro lugar, o despacho de itens soltos nos depósitos está aumentando consideravelmente, quebrando a rotina de expedição em lotes. No passado, o fluxo de produtos se processava em caixas ou paletes, da manufatura para o centro de distribuição do varejista, e daí para as lojas. Agora, no comércio o manuseio de unidades individuais (SKUS no jargão do varejo) é a regra, não a exceção.
Embora, em princípio, essa nova sistemática de operação requeira o mesmo tipo de equipamento básico de manuseio utilizado anteriormente, tal como prateleiras, esteiras, carrinhos, etc, o número de operações tende a crescer significativamente. Por outro lado, uma vez que essas unidades passaram a ser manipuladas de forma solta, não sendo mais protegidas por caixas, paletes ou outro tipo de