A Lista De Schindler
A Lista de Schindler
Um excelente filme, com uma comovendo e triste história. Que mostra de um modo interessante e realista a segunda guerra mundial.
O filme trata de um alemão, Oskas Shindler, um homem chato e orgulhoso que queria fazer dinheiro com a guerra. Ele era bem relacionado com a SS, que rapidamente se deu bem nos negócios ao se apropriar de uma fábrica de panelas. De repente este homem muda sua visão, sendo levado a salvar tantas vidas neste período.
Ele contrata um contador Itzhak Stern judeu, que o convence de que a mão de obra judia é a melhor e mais barata que ele pode contratar. Schindler então passa a contratar condenados judeus para movimentar as engrenagens. Com o tempo, famílias judias passaram a trocar suas reservas financeiras por postos de trabalho, onde os mantêm fora dos campos de concentração, ajudando com que os negócios crescessem ainda mais.
Numa determinada noite, Schindler acompanhou o comandante Goeth a uma visita a um dos campos de extermínio, onde assistiu ás instruções que este recebeu pra cremar os cadáveres dos judeus mortos pelas covardes tropas nazistas. Desde de então ele passa a usar de sua influência e seu dinheiro para trazer à sua fabrica o máximo de judeus possíveis. Na qual ele acaba fazendo a "lista", com a ajuda de seu contador Itzhak Stern. Para cada 1100 nomes que comporiam a lista, Schindler viria a pagar uma boa quantidade de dinheiro ao comandante Goeth, que desviava a rota dos judeus presos, tirando eles dos campos de extermínio.
E foi com base nessa afirmação que ele conseguiu salvar não só os judeus mas a ele mesmo quando foi preso e interrogado sobre suas ações. Para os judeus estar na lista representa manter-se vivo. Schindler é homenageado com uma carta, assinada por todos os operários e com um anel feito do ouro extraído do dente de um dos judeus, que no interior havia uma frase em hebraico: “Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro”. Frase do livro sagrado dos judeus.