A Linha De Pesquisa Escolhida Foi Forma O De Professores
A linha de pesquisa escolhida foi Formação de Professores, sucedeu após o meu convívio dentro do ambiente escolar. Ver as dificuldades que os docentes enfrentam e ter uma compreensão ampla no que se refere às políticas de formação inicial e continua dos professores, o estudo das práticas, as disciplinas, os saberes pedagógicos , as transformações que ocorrem na educação e nas políticas de governo, só é possível após buscar alguns teóricos que elucidem da melhor maneira a historia da Formação de Professores.
A formação de professores embasada em uma perspectiva Histórico-Critica, mostra a importância da união entre teoria e prática que são dois itens indissociáveis e indispensáveis para o docente, como vemos que são questões que estão sempre presente em discussões em estudos da área da educação. Segundo Gasparin ( 2011, p. 2),
“Nessa perspectiva, o novo indicador da aprendizagem escolar consistirá na demonstração do domínio teórico do conteúdo e no seu uso pelo aluno, em função das necessidades sociais a que deve responder. Esse procedimento implica um novo posicionamento, uma nova atitude do professor e dos alunos em relação ao conteúdo e a sociedade: o conhecimento escola passa a ser teórico-prático.”
É preciso então que o professor esteja com olhar para esse novo momento pedagógico dialético, visando a realidade social. Gasparin (2011, p. 3) ainda completa:
“ Para o desenvolvimento dessa proposta pedagógica, toma-se como marco referencial epistemológico e teoria dialética do conhecimento, tanto para fundamentar a concepção metodológica e o planejamento do ensino de aprendizagem, como a ação docente – discente”.
Assim, vemos a importância também do contexto histórico, cultural, social, para uma formação plena em o que professor seja consciente do contexto educacional e de sua capacidade de transformação para concepção desse ser humano.
“ [...] a função do professor não mais poderá limitar-se a função de transmitir um patrimônio adquirido.