A lenda da criação de Roma
“ A História começa com o nascimento de dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, filhos do Deus Marte com uma mortal descendente de Enéias.
A mãe das 2 crianças era Reia Sílvia, filha de Numitor, governante do Reino de Alba Longa.Quando Amúlio, irmão do Rei de Alba Longa, usurpou o trono, procurou acabar com os descendentes de seu irmão. O rei usurpador desejou a morte dos filhos de Reia Sílvia. Como ele não teve coragem de assassinar as duas crianças, ordenou que eles fossem botados numa cesta e jogados no Rio Tibre.Rômulo e Remo foram encontrados as margens do rio por uma loba que os amamentou como se fosse sua própria cria.Um pastor chamado Fáustolo avistou, pegou e criou os gêmeos até a idade adulta. Passados alguns anos, Rômulo e Remo sentiram-se preparados e voltaram a Alba Longa para destronar o rei usurpador. Eles mataram Amúlio e reconduziram o avô Numitor novamente ao trono de Alba Longa.Com o consentimento do Rei Numitor, Rômulo e Remo em homenagem a loba que os amamentou, fundaram uma cidade no mesmo lugar em que ela os encontrou.A cidade fundada por eles ficou conhecida como Roma que segundo alguns historiadores foi fundada em 753 a.C.Anos mais tarde, Rômulo teria matado Remo pela liderança da cidade e transformou-se no Primeiro Rei de Roma. “
PROVÁVEL EXPLICAÇĀO HISTÓRICA SOBRE A CRIAÇĀO DE ROMA
Acredita-se que Roma tenha dado origem pelo agrupamento de pastores e principalmente pelos etruscos, apontados como os fundadores da cidade.
Antes disso ela era habitada por vários povos e tribos, com grande variação de cultura, língua, costumes.
Os italiotas eram o principal povo existente ali, ao norte estavam os celtas,ao sul, os gregos, e na região da Tunisia os cartagineses.
Romulo seria o primeiro a ser rei da região, seguido por Numa Pompílio, Tulio Hostilio, Anco Marcio e outros etruscos.
Roma surgiu como uma “dinastia etrusca”, com participação dos povos originários do Lácio, “originando a tríplice gênese do direito