A leitura do filme bee movie a partir de karl marx
RESUMO DO FILME
A abelha Barry B. Benson (Jerry Seinfeld) formou-se recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Inicialmente Barry se encanta com os humanos ao se tornar Vanessa. No entanto, Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente inconformado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.
A IDEIA DE ALIENAÇÃO
No filme demonstra o funcionamento da sociedade das abelhas, onde cada membro tem função determinada e que ao escolher sua profissão cada abelha deve permanecer assim sem a mínima possibilidade de mudar de uma classe social para outra.
Fica claro que é questão de tradição e costume e por isso deve continuar assim, sem maiores questionamentos. Dessa forma os que trabalham mexendo mel nunca vão conhecer o trabalho daquelas que recolhem o pólen e vice-versa. Todos trabalham para manter a organização social onde a abelha rainha é a chefe suprema.
Não é muito diferente da sociedade humana conforme se verifica no texto de KARL MARX. Nesse texto Marx demonstra e propõe uma ampla transformação política, econômica e social.
Semelhante ao filme Bee Movie Marx via que o capitalismo alienou a economia, isto é, separou o trabalhador dos meios de produção – as ferramentas, as matérias-primas, a terra e as máquinas. O trabalhador perdeu o controle do produto de seu trabalho que foi apropriado pelo capitalismo. No filme isso é claro, pois cada formiga só conhece a sua atividade específica, não