Atps calculo i
Engenharia de Produção - 2º Semestre
ATPS - Química
São Bernardo do Campo
2012
Etapa 1
Passo 1:
Acesso e leitura das informações sobre o alumínio.
Passo 2:
Observar a imagem abaixo:
[pic]
Passos 3 e 4:
O nome alumínio, deriva do latim alúmen e suas propriedades já eram utilizadas pelos gregos e romanos na tinturaria e na medicina. O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons ) com massa atómica 27 u.
Extraído da bauxita,que é o terceiro elemento mais presente na natureza representando 8% da crosta terrestre, o alumínio é um metal formado a partir da decomposição de rochas alcalinas dada pela infiltração de água. O processo de produção do alumínio dá-se por uma série de reações químicas. A bauxita encontra-se próxima a superfície (em média 4,5 metros de profundidade) sendo minerada e transportada para a fábrica com impurezas que necessitam ser eliminadas. É moída e misturada a uma solução de soda cáustica que a transforma em uma pasta que sob pressão se dissolve passando por processo de sedimentação e filtragem que eliminam todas as impurezas, a fim de que possa ser extraída a alumina.
A alumina é um pó branco e refinado semelhante ao açúcar. Primeiramente, a alumina obtida tem bastante quantidade de água e recebe a denominação de alumina hidratada. Por meio de diferentes processos, a alumina hidratada pode resultar em alumina calcinada, alumina tabular ou cimento de aluminato de cálcio, com diferentes aplicações. Na definição técnica esta produção dá-se por um processo de redução eletrolítica que separa oxigênio presente na alumina. O metal adquire a consistência líquida e quente, sendo transportado para fornos onde é misturado a outros metais para adquirir propriedades específicas de acordo com o tipo de utilização a que se destina. São nestes fornos que