A Invas o Holandesa no Brasil
Após domínio da Espanha em Portugal, a Holanda, em busca de açúcar , resolveu enviar suas expedições para invadirem o Nordeste do Brasil, no período colonial.
Sua primeira expedição ocorreu em 1621, na Bahia, o fracasso da primeira tentativa ao território brasileiro não desanimou a companhia das índias ocidentais, órgão holandês que detinha um monopólio – dado pelo governo da república das providências unidas – do comércio da África e da américa.
Em 1630 houve uma segunda expedição e esta, ao contrário da primeira, ocorreu em Pernambuco, e o fizeram com preparo e força formidáveis.
Com a conquista de quatro importantes capitanias pelos holandeses, a de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte iniciou-se o período conhecido como “Brasil Holandês”.
Durante seu domínio, a Holanda enviou seu príncipe (Maurício de Nassau) para governar as terras que havia conquistado e formar nestas uma colônia holandesa no Brasil. Neste período, o príncipe holandês dominou enorme parte do território nordestino.
Após algum tempo, ocorreram muitas revoltas devido aos altos impostos cobrados pelos holandeses. Após muitos conflitos, o governador Maurício de Nassau deixou seu cargo. Este fato facilitou a ação dos portugueses, que tiveram a chance de reagir em batalhas como a do Monte das Tabocas e a de Guararapes.
Em 1654, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro.