A intimidade com Deus
I. DEUS ESTÁ DECEPCIONADO COM SEU POVO!
Por que razão quando eu vim, ninguém apareceu? Quando chamei, não houve quem respondesse? (v. 2).
Ele afirma que nunca deu carta de divórcio... nem vendeu o seu povo... (v. 1)
Is 49:15 Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
Ele garante que seu poder e domínio permanecem! Acaso encolheu a minha mão? Não tenho mais poder para livrar?” (v. 2b): Ele mesmo responde afirmando que continua tendo poder para secar o mar com uma simples repreensão, para secar um rio, para cobrir os céus de negridão.
II. O PECADO DE DEPENDER DE SUAS PRÓPRIAS LANTERNAS
Andai entre as lavaredas do vosso fogo, e entre as faíscas que acendestes (v. 11)
No verso 11, o Senhor mostra sua indignação com seu povo que, segundo Ele, acendia seu fogo, e andava com a luz de seus próprios tições, ou lanternas. A previsão é que estes “em tormentos jazeriam”. (Sl 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho).
Deus lamenta pelo seu povo que dispensa Sua direção: Is 48:17-19
Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. (18) Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar. (19) Também a tua descendência seria como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria cortado, nem destruído da minha face.
III. OS PLANOS DE DEUS PARA SEU POVO:
a) Agir através dos nossos ouvidos (4b-5a) Ele desperta-me todas as manhãs; despertame o ouvido para que eu ouça como discípulo. (5) O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, eu não fui rebelde...
- Ele quer nos fazer Seus Discípulos (v. 6): Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e
as