A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL E SEU PERFIL COMO GESTOR
O assistente social atua em diversas áreas ligadas com as políticas sociais publicas e privadas, como planejamento, organização, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria, sendo assim estes profissionais estão inseridos em empresas privadas e ONGs , tendo que ser um profissional, qualificado e capacitado para atender os usuários que necessitem de seu atendimento.
Seu principal objetivo e dar as respostas as demandas a quem presta serviços, garantindo o direito ao acesso aos direitos sociais.
Para que isso aconteça o assistente social utiliza instrumentos de trabalho tais como: entrevistas, analises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, entre outros.
O assistente social também precisa conhecer a realidade social da instituição e intervir para melhorar as condições de vida do usuário.
O assistente social tem como desafio propor alternativas de gestão para construir propostas de trabalho efetivas, preservar e efetivar direitos, onde estiver atuando.
Para construir essas propostas de trabalho o assistente social deve atuar como gestor, e para isso precisa ser dinâmico e estar atento as mudanças e inovações que a realidade apresenta.
O assistente social deve primordialmente atuar em defesa dos direitos humanos, e posicionar – se no combate contra o preconceito, discriminação e autoritarismo, visando à garantia dos direitos civis e sociais e consolidação da cidadania. O gestor deve buscar a liberdade de expressão, para as suas atividades e dos demais cidadãos.
Sendo assim o assistente social deve atuar como gestor em qualquer área de trabalho, deve planejar sua ação, estabelecer objetivos e metas, tendo em vista que a expressão da questão social se da de varias maneiras, e as respostas dos profissionais devem ser de uma postura critica e ética.
É preciso articular trabalho em rede para atender todas as demandas em