A interpretação dos sonhos
1) Desde o Projeto de uma Psicologia para Neurólogos e em A Interpretação dos Sonhos, podemos entrever no pensamento de Freud seu interesse em compreender o modo pelo qual o aparelho psíquico inicia seu funcionamento. Através desses dois textos freudianos (e das anotações de aulas) reflita e escreva a respeito da Vivência (experiência) de dor e Vivência (experiência) de Satisfação. (5 pontos)
O método psicoterápico pressupõe a associação de ideias, que é carregada de afeto, compondo a representação psíquica. O aparelho psíquico se movimenta a partir do sentir prazer e desprazer, que está ligado ao aumento e à descarga da tensão. Para efeito de compreensão, verifica-se que Freud distingue três tipos de neurônios que estão relacionados com a experiência de dor e de satisfação:
- Físico; registro de sensações externas e internas. Psíquico/ memória w – Percepção/consciência
O preenchimento dos neurônios (psi) resultará em uma descarga liberada fisicamente (pela via motora), considerando que o estímulo só pode ser eliminado através de uma intervenção externa ou ação específica, uma vez que o organismo humano não é capaz de sozinho produzir essa ação específica, sendo necessária intervenção de terceiros. Para que a experiência de satisfação se constitua é necessário: (1) efetuar uma descarga permanente eliminado a urgência que causou desprazer; (2) produz-se em seguida a catexização (preenchimento) de um ou vários neurônios que correspondem à percepção do objeto; e (3) a chegada das informações sobre a descarga do movimento reflexo liberado que se segue à ação específica. Estabelece-se então uma facilitação entre as catexias e os neurônios nucleares.
Analisando os primeiros momentos de vida de um bebê, por exemplo, consideremos inicialmente, de acordo com Freud,