A Intelig Ncia Empresarial
A Inteligência Empresarial (ou Inteligência de Negócios) pode ser definida como a capacidade de uma empresa para capturar, selecionar, analisar e gerenciar as informações relevantes para a gestão do negócio com o objetivo de (Teixeira 2009):
- Inovar e criar conhecimento.
- Reduzir riscos na tomada de decisão e evitar surpresas.
- Direcionar, assertivamente, os planos de negócios e a implementação de ações.
- Criar oportunidades de negócios.
- Apoiar o desenvolvimento de produtos/serviços com uma base de informação confiável, eficiente e ágil.
- Monitorar, analisar e prever, eficientemente, as questões relacionadas ao core business.
- Gerar valor aos negócios
Dentro deste amplo conceito está inserida a inteligência competitiva, que engloba além das informações da inteligência empresarial, informações sobre o mercado e concorrência. Abaixo segue uma definição sobre inteligência competitiva da Daniela Ramos Teixeira, que é especialista em Marketing Estratégico, Inteligência Empresarial e Competitiva, atuando a mais de nove anos nessas áreas. Em 2008, criou o Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) - a Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas.
A REVIE Inteligência Empresarial é uma empresa de consultoria, processos, capacitação e tecnologia em Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva.
REVIE é um método estruturado em quatro eixos que podem trabalhar juntos e integrados:
:: mercado/ concorrência
:: clientes
:: parceiros
:: produtos/serviços.
Inteligência Competitiva (ou Inteligência de Mercado) é uma prática empresarial com um programa coordenado e contínuo para a captura, seleção, análise, gerenciamento e disseminação da informação sobre o ambiente no qual a empresa compete para a criação de conhecimento e a tomada de decisão, seja ela estratégica, tática ou operacional. (TEIXEIRA, Daniela R.)
A Iveco, por exemplo, mapeou informações sobre o negócio de seus clientes, coletando informações como: Os