a integraçao no espaço europeu
5.1 A Integração Nos Espaços Europeus
História da União Europeia
A União Europeia (UE) é uma união económica e política de 27 Estados-membros independentes que estão localizados principalmente na Europa.
O século XX foi tragicamente marcado pela ascensão e posteriormente pela queda das ideologias totalitárias. Já no terceiro milénio, a união voluntária dos povos europeus continua a ser o único grande esforço coletivo inspirado por um ideal que consiste em superar os conflitos do passado e em preparar o futuro conjuntamente. Afirma-se atualmente como a única resposta credível face aos riscos e às oportunidades criados pela globalização crescente da economia mundial.
Como qualquer história, a da União Europeia teve os seus momentos fortes e as suas datas simbólicas. Sete delas merecem ser recordadas, já que contribuíram para a construção da Europa atual e são igualmente essenciais para o futuro do continente europeu. A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e naComunidade Económica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1958. Nos anos de intervenção a UE cresceu em dimensão com a adesão de novos Estados-membrose em poder, por meio da adição de domínios políticos nas suas competências. OTratado de Maastricht estabeleceu a União Europeia com o seu nome atual em 1993. A última alteração ao fundamento constitucional da UE, o Tratado de Lisboa, entrou em vigor em 2009.
A UE opera através de um sistema híbrido de instituições supranacionaisindependentes e de decisões intergovernamentais feitas e negociadas pelos Estados-membros. As mais importantes instituições são:
A Comissão Europeia;
O Conselho da União Europeia;
O Conselho Europeu;
O Tribunal de Justiça da União Europeia;
O Banco Central Europeu.
O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos pelos cidadãos da UE.
A UE tem desenvolvido um mercado comum através de um sistema