Fotossíntese e respiração celular
Todos os seres vivos obtêm energia através da quebra de substâncias principalmente carboidratos, essa quebra ocorre no metabolismo de várias formas diferentes variando conforme a classificação desses seres. Não há como negar que a respiração é o fator mais importante para a manutenção da vida na Terra. As plantas são responsáveis pela circulação do ar no planeta, através da fotossíntese elas conseguem quebrar as moléculas de CO2 e assim fazer essa troca com o ambiente. Os animais extraem por sua vez a energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas. Neste trabalho buscaremos explicar de que forma esses processos ocorrem.
FOTOSSÍNTESE
Realizada apenas por seres autótrofos a fotossíntese é o processo de obtenção de alimento em que ocorre a transformação da energia luminosa em energia química que é divido em duas etapas: a fase fotoquímica e a fase química.
Para a obtenção dessa energia, a planta retira o gás carbônico do ar e a energia do sol, produzindo assim seu próprio alimento constituído basicamente por glicose.
Todo esse processo ocorre na organela chamada cloroplasto, onde fica armazenada a substância clorofila.
A clorofila tem grande importância no processo de fotossíntese além de ser o pigmento responsável pela coloração verde das plantas. A clorofila através de reações químicas transforma a água e o gás carbônico, a partir de ATP e NADPH, em glicose e outros carboidratos necessários para a planta.
ATP e NADPH são moléculas que os seres autótrofos utilizam para produzir compostos orgânicos a partir de CO2 e H2O e liberando O2 na atmosfera. Fase Fotoquímica
A etapa fotoquímica ou fase clara, é caracterizado por acontecer apenas sob a luz do sol ou quando há claridade , é nesta fase que acontece a absorção da luz e são formadas as moléculas de ATP e de NADPH2. A energia luminosa