A INSER O DO SERVI O SOCIAL NO MUNDO
Estava sem parágrafo e com espaçamento entre parágrafos errado. A profissão de Serviço Social surge na década de 1930 período em que a questão social (inserir nota de rodapé sobre a questão social aqui) avançava a partir da emergência da classe operária e seu ingresso no cenário político, na luta por direitos relacionados ao trabalho e na busca pelo reconhecimento de seus direitos pelos poderes vigentes, em especial pelo Estado.
A questão era insatisfação dos operários parte das condições de trabalho, religiosa e desajustamento ou patologia do individuo ou grupos, como afirma (IAMAMOTO, 1992, p. 92) “Estado, empresariado e a igreja católica a desenvolver a desenvolver estratégias de enfrentamento a questão social”.
O Serviço Social segundo Martinelli (1989, p. 66) tem a marca do capitalismo e nasce articulada ao projeto hegemônico do poder burguês da profissão. Sendo assim o serviço social como profissão tem como objetivo uma construção de uma ordem política econômica e social.
A década de 1960 trouxe possibilidades para o serviço social na sua inserção no mundo social, surgindo assim o movimento de reconceituação e mudanças ocorridas à profissão. O Serviço Social rompeu com a Igreja e se tornou uma profissão laica, passou a ter não mais moças benfeitoras, mas um profissional capacitado, inserido na divisão sócio-técnica do trabalho, portando desvinculando as ideias de Assistência e assistencialismo. O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando. e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Para Netto (1992, p.71).
A Assistência Social, como um conjunto de ações estatais e privadas para atender a necessidades sociais,