A Inscrição Para Um Mundo Novo
As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Freqüentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos, entre outros.
A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda. Os problemas de saúde da mulher são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico. As mulheres vivem mais do que os homens, porém adoecem mais freqüentemente. As principais causas de morte da população feminina são as doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral; as neoplasias, principalmente o câncer de mama, de pulmão e de colo do útero.
A Gerência Técnica de Saúde da Mulher busca incorporar num enfoque de gênero, a integralidade e a promoção da saúde como princípios norteadores, buscando consolidar os direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, no planejamento reprodutivo, na atenção ao abortamento inseguro, no combate a violência doméstica e sexual, agregando também a prevenção e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e mulheres vivendo com HIV/SIDA.
A Saúde da Mulher no Estado do Tocantins é pautada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, tendo como propósito a implantação/implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO TOCANTINS
Todos os direitos reservados, 2009