A informação como ativo empresarial
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERÊNCIAIS
TÍTULO:
A INFORMAÇÃO COMO ATIVO EMPRESARIAL
OBJETIVO:
Definir a importância da informação para os profissionais e organizações na Nova Economia.
JUSTIFICATIVA:
A Tecnologia de Informação é aplicada nos negócios de forma cada vez mais intensiva, sofisticando e promovendo diferenciais significativos em produtos e serviços, que mesmo fisicamente parecidos, apresentam funcionalidades múltiplas antes inexistentes, para agregar valor e aumentar a sua competitividade na oferta diversificada de um mercado globalizado.
INTRODUÇÃO: Com o cenário econômico mundial apresentando o acirramento na competição de mercados, os indivíduos, as empresas e nações necessitam ter o conhecimento do ambiente onde atuam, sobre o mercado e a concorrência e sobre os produtos e serviços existentes, determinando poder da Informação como fator preponderante na geração de riquezas.
DESENVOLVIMENTO:
A informação, como insumo da geração de novos conhecimentos de mercados, processos e produtos, configura-se atualmente como o recurso produtivo imprescindível para os profissionais e organizações na Nova Economia, para quem o domínio e a correta utilização da informação permitem tomar as decisões mais acertadas, e envidar as ações mais produtivas que estabelecem o seu grau de sucesso na Sociedade do Conhecimento. A informação é, então, o componente central do patrimônio intelectual tanto dos indivíduos, pelas suas competências e habilidades, como das empresas, pelo domínio e conhecimento formados por pesquisas e desenvolvimentos promovidos pelo aprendizado permanente. Ela é caracterizada por duas propriedades que a diferencia dos demais recursos produtivos, a rápida perecibilidade e a fácil replicabilidade.
A perecibilidade da informação é uma propriedade que merece uma atenção especial, pois é definida pela degradação de seu valor econômico no tempo, exemplificada pelo fato de que de nada vale para um