A Influência do Relevo
O relevo influencia todas as pessoas em diversas proporções. Isso se deve a vários motivos diferentes, como o fato de o relevo determinar o clima de uma região, ou pelo fato de os seres (incluindo os humanos) geralmente sobrevivem utilizando-se de características do relevo como rios, para alimentação, ou até oceanos, para comércio.
Para começar, vamos falar um pouco do clima. Muito importante na vida das pessoas, o clima de uma região é determinado principalmente pelo seu relevo. Um bom e extremo exemplo de como isso se aplica é na região do sertão nordestino. Escondido atrás da Serra do Mar, uma grande cadeia montanhosa que impede a passagem do ar úmido vindo do Oceano Atlântico, o sertão é um dos lugares mais quentes e secos de Brasil. Por isso, as pessoas que lá vivem tem que se adaptar ao clima para, então, poderem viver. Um grande exemplo disso é o fato de que a única maneira de se manter uma plantação nessa região é utilizando-se um sistema de irrigações, que geralmente traz água de maneira artificial de rios próximos para alimentar plantações que mantêm a população viva. Claro que esse não é o único exemplo de como o clima influencia nas vidas das pessoas; muitas pessoas dependem, por exemplo, de água vinda de outros estados para poderem sobreviver.
O clima, entretanto, não é o único motivo para o relevo influenciar as pessoas. Isso porque o relevo pode e é muitas vezes utilizado em benefício de uma população. Um grande exemplo disso são os egípcios, provavelmente a primeira grande sociedade que o mundo já viu, e que prosperou em um nível estrondoso mesmo que em uma região desértica como o Egito, devido às plantações. Muitos podem se perguntar como eles mantinham um nível de plantações tão grandes em uma área tão seca, mas a resposta é simples: por causa do Rio Nilo. Fonte de minerais e fertilizantes muito bons para a plantação de sementes, o Rio Nilo enxia alguns meses do ano e, em seguida, recuava, deixando essas regiões