A INFLUÊNCIA DO MUNDO ATUAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Andrezza Caroline da Rocha Silva
O conceito de infância que é admitido hoje foi construído historicamente através de mudanças na forma de organização da sociedade. Nem sempre a infância foi considerada como sendo a fase onde o indivíduo precisa ser educado e respeitado, e essa concepção ainda muda de acordo com o grupo social em que o mesmo está inserido. Na sociedade moderna, sabe-se que as crianças tem tido uma atenção especial pela indústria da mídia e do consumo, sendo muitas vezes o principal alvo de propagandas comerciais que circulam por jornais, revistas e televisão. No entanto, esse interesse pode estar afetando negativamente o modo de pensar e agir desses menores, fazendo-os viver de uma forma que muitas vezes nem mesmo seus pais e educadores conseguem impor o controle.
A criança que vive na sociedade moderna já nasceu em meio ao mundo tecnológico que está em constante desenvolvimento e inovações. Com isso já se pode constatar que o modo com que a mesma vive é bastante diferente da maneira que seus pais ou avós viveram. O contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo, e as bolas, carrinhos e bonecas estão sendo substituídos por celulares, tablets, etc. Atualmente, observa-se que a criança não se diverte nas ruas com seus colegas, ela fica em casa e passa grande parte de seu tempo em frente ao computador, televisão, videogames e utilizando-se de jogos eletrônicos. No entanto, essa forma de “diversão” pode incentivar a criança a ter atitudes violentas, dependendo do conteúdo que a mesma estiver vendo na televisão ou em seus jogos eletrônicos.
A mudança de valores da sociedade também fez com que os pais passassem cada vez menos tempo com seus filhos, o que também influencia diretamente nos valores passados para a criança. Os pais, para tentar compensar o tempo que não passa com seu filho e tentar agradá-los, compram de tudo o que desejam sem estabelecer limites. A mídia, por outro lado,