A influência da musica Indiana na cultura musical brasileira.
Pesquisa: A influência da música indiana na cultura musical brasileira.
A Música Clássica Indiana inicia sua história em luxuosos palácios das antigas cortes mongóis, sendo tocada apenas para a mais alta realeza Hindu.
Sua origem é encontrada nos tratados filosóficos conhecidos como Vedas (uma das mais antigas escrituras da tradição Hindu).
Em princípio surge com poucas notas, sendo cantada como Samagana, 3 notas. Suas frases evoluem para uma melodia mais completa, chamada Jatis, até alcançar a complexidade melódica das Ragas Indiana. Sua evolução se deu à influência da música popular e folclórica indiana assim como as escalas Persas introduzidas em sua cultura.
ESCALAS:
DÓ ______SA
RE ______ RE
MI _______GA
FÁ _______MA
SOL ______PA
LÁ _______ DHA
SI ________ NI
O sagrado livro Bhagavad-gita é reconhecido como a essência da religião Védica, ou seja, é considerado por todos os seguidores do Hinduismo original como a essência de todos os livros sagrados Védicos, em especial para os Vaishnava (popularmente conhecidos como Hare Krishna), ou devotos de Krishna. Esse livro sagrado, Bhagavad-gita, é tido como um livro de suma importância para o Movimento Hare Krishna, oficialmente conhecido com o nome de ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), fundada por Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em 1966. As memórias coletivas e históricas dessa instituição também nos serviram como documentos (registros) para compreender a origem dessa influência.
Diz-se, então, nessa tradição milenar, que: “Quem conhece o verdadeiro objetivo dos Vedas na vida dos homens, pode rapidamente se suprir dos rituais e sacrifícios em prol da auto-realização. Pois aquele que conhece a verdade e se satisfaz com um poço pequeno, pode imediatamente ficar satisfeito com o imenso poço de conhecimento da literatura védica se aplicá-lo para seu fim último”.
Assim, veremos agora como se deu essa influencia, de forma mais específica