A influência da dança de salão sobre a postura corporal
LISIANE MAZETTO
A INFLUÊNCIA DA DANÇA DE SALÃO SOBRE A POSTURA CORPORAL
Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do grau de licenciado em Educação Física na Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Orientadora: Prof. Dra. Cláudia Tarragô Candotti
São Leopoldo
2007
APRESENTAÇÃO
Durante alguns anos da juventude dediquei-me a profissão de massoterapeuta, a qual foi minha primeira atividade oficialmente profissional. Nestes anos de atendimentos com os mais diversificados clientes, deparei-me com pessoas com dores nas costas e sofrimentos constantes devido a esta patologia. Minha função como massoterapeuta era de aliviar a dor destes clientes e orientá-los como melhorar seus hábitos diários.
Logo com 17 anos ingressei na faculdade de Educação Física a qual me deu suporte e conhecimentos necessários para melhor orientar meus clientes. Os resultados obtidos em relação à melhoria de hábitos posturais do dia-a-dia foram muito satisfatórios. Paralelamente a esta profissão, com 18 anos iniciei alguns cursos de Danças de Salão. O prazer e interesse pela Dança foram aumentando e passei a trabalhar com Cursos de Danças de Salão sendo auxiliar de um professor da minha cidade, Bento Gonçalves. Logo estava ministrando minhas próprias aulas de Danças e aos poucos fui me dedicando mais a esta atividade.
O interesse pela postura do ser humano ficou ainda mais latente quando descobri que na Dança de Salão ela tem um valor imenso. Durante as aulas analisava as posturas dos alunos e o que ela afetava na condução e andamento da Dança. Percebia que os alunos que melhor dançavam tinham uma postura “mais alinhada”.
Chegando ao final do Curso de Educação Física, nada mais ideal do que escrever sobre o assunto que mais me interessava. Então fui indicada à professora