A Influencia Da Midia Em Nossas Vidas
Muitas vezes paramos para pensar “Será que a mídia influencia minhas decisões? Não! Imagina! Apenas pessoas sem opinião são influenciadas assim!” Ok, mas e se eu te disser que a mídia formou a opinião que você se gaba de ter e usa para se defender? Como assim?
O processo de manipulação da mídia é muito mais sutil do que as mensagens subliminares, ou a aqueles jingles que não saem da cabeça. A mídia pode ser uma formadora de cultura completa, não vendendo apenas o produto, mas criando um vazio, que assume a forma de um produto, e mostrando o quão importante é preencher o vazio através do consumo.
Quando pensamos em produtos temos a sociedade de consumo e a propaganda. Quando pensamos em cultura e opinião temos a aculturação, ou moldagem de pensamentos.
No caso da aculturação temos a mídia controlando o comportamento, por meio da apresentação de imagens que represente ideais de felicidade, sucesso, beleza e prazer.
Se tal ideal não encontra eco na sociedade, a estratégia muda. É então realizada uma mudança gradual, até chegar ao ponto defendido pela mídia. Nessa modelagem vale tudo: Pesquisas de áreas médicas, opinião de especialistas diversos, o avanço tecnológico e tantos outros argumentos, apenas para te convencer que aquilo que está sendo oferecido é a melhor alternativa.
Vemos isso com padrões de beleza, com modelos cada vez mais magras seja nas passarelas, seja nas campanhas publicitárias, com o corpo escultural de horas e horas de academia e dietas cada vez mais insanas. Por outro lado, os fast-foods, e as comidas extremamente calóricas, que são muitas vezes associadas ao prazer de comer, ao status e ao estilo de vida rápido das grandes metrópoles levam justamente ao oposto: pessoas cada vez mais distantes do “ideal” de beleza, e por isso cada vez mais infelizes.
Temos os programas que, feitos para a alienação completa da sociedade, mostram o cotidiano como um eterno carnaval, esquecendo da pobreza, violência e tantos