A influcia da mídia e o processo de manipulação
914 palavras
4 páginas
A influência da mídia e o processo de manipulação"A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa"
(George Orwell)
A população é facilmente influenciada pela mídia principalmente quando esta relacionada a novelas e seriados que na maioria das vezes abrange um público numeroso. Tudo que é explorado de forma positiva pelas novelas tem como conseqüência um ciclo vicioso, onde as pessoas ao verem seus ídolos com belas roupas, carros importados e estilos arrojados tentam imitar aqueles que admiram.
Além de novelas, a mídia também muitas vezes passa uma imagem irreal dos países, cidades, empresas, onde demonstra apenas o que é de seu interesse. Por exemplo, quando falamos da África , todos pensam em animais na rua, pobreza, fome e etc. e se esquecem das belezas naturais que torna uns dos lugares mais interessantes para se conhecer.
O mesmo não acontece em lugares com a Europa e os EUA que com um histórico positivista passam sempre uma imagem de maravilhas dispensando os problemas que atingem a região.
Em alguns casos é interessante questionarmos a força da comunicação como influência das atitudes da massa popular a qual atinge. Por isso, a responsabilidade dos veículos de mídia é enorme, afinal uma marca forte pode influenciar uma quantidade significativa de pessoas tanto positiva como negativamente.
Um bom exemplo de mídia questionável refere-se às antigas mídias de cigarro. Na época em que eram veiculadas, incitavam o jovem a fumar, com a idéia de que o cigarro estava ligado à aventura, maturidade e saúde. Nos comerciais exibidos na TV e/ou em mídia impressa, imagens ligadas a esporte e juventude atraiam, principalmente adolescentes, a experimentarem o cigarro.
Após alguns anos, processos se acumularam contra a indústria do tabaco, vindos principalmente de pessoas que contraíram doenças respiratórias, as quais, circunstancialmente eram ligadas ao uso contínuo de cigarro. Em 2000, com a lei 10.167, a propaganda de cigarro foi