Escola
Gerenciamento:
Monousuário: apenas um usuário por vez, apesar de poder suportar recursos como troca de usuário. Esse também pode ser acessado por terminais e conexão remota.
Multiusuário: vários usuários usam o computador ao mesmo tempo, seja por diversos terminais, seja por conexão remota como o SSH.
Monotarefa: pode-se executar apenas um processo de cada vez.
Multitarefa: além do próprio SO, vários processos de tarefas estão carregados em memória, sendo que um pode estar ocupando o processador e outros ficam aguardando a sua vez. A troca de processo é feito de modo que o usuário tenha a impressão que vários processos estão sendo executados ao mesmo tempo. Essa troca de processos chama-se concorrência.
Principais Comandos:
Os principais comandos do DOS são: dir - Exibe a lista de arquivos. md - Cria uma nova pasta. cd - Entra em determinada pasta. rd - Exclui determinada pasta. date - Edita ou exibe a data do computador. time - Edita ou exibe a hora do computador. mkdir - Cria um diretório novo. chdir - Muda de diretório. Ex. cd pasta cls - Limpa o conteúdo da tela. echo - Exibe um conteúdo texto na tela. help - Exibe a relação dos comandos.
Funções:
Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são: • Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende. • Gerente dos Usuários: guarda as tarefas de um usuário separadas daquelas dos outros. • Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa separadas daquelas dos outros. • Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer ponto do tempo. • Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos. • User Interface: gerencia acesso do usuário para o interpretador de comandos e o gerente de arquivos.
Capacidade de Gerenciamento: