A INFLU NCIA DO D FICIT DE VITAMINA D NA EFIC CIA DE REDU O DE ADIPOSIDADE LOCALIZADA ABDOMINAL ATRAV S DE TERAPIA DE RESFRIAMENTO SELETIVO
565 palavras
3 páginas
A INFLUÊNCIA DO DÉFICIT DE VITAMINA D NA EFICÁCIA DE REDUÇÃO DE ADIPOSIDADE LOCALIZADA ABDOMINAL ATRAVÉS DE TERAPIA DE RESFRIAMENTO SELETIVOO presente artigo tem como objetivo deste constatar se a deficiência de Vitamina D interfere no resultado do procedimento de Criolipólise, e para isso foram avaliados através de Perimetria e Adipometria três grupos de voluntárias com déficit de Vitamina D previamente diagnosticado.
Embora a dieta, exercício físico e cirurgia bariátrica sejam eficazes no controle da obesidade, outros procedimentos não invasivos podem ser necessários para remover adiposidade localizada de determinados locais, tais como flancos e abdôme. A lipoaspiração é o mais frequente método utilizado para a remoção do excesso de gordura localizada, mas apresenta a desvantagem de ser um procedimento cirúrgico invasivo com riscos significativos. Tais riscos levaram pacientes a buscar alternativas não invasivas para diminuir contorno corporal. Entre as técnicas estudadas como possíveis tratamentos não invasivos destinados a destruição localizada de gordura subcutânea está a Terapia de Resfriamento Seletivo, conhecida popularmente como Criolipólise, que é um método que provoca a morte celular por apoptose do adipócito, reduzindo a espessura da camada de gordura subcutânea sem prejuízo para os tecidos adjacentes.
As voluntárias foram avaliadas por Perimetria e Adipometria, seguindo as mesmas referências, antes da aplicação e 30 dias após a realização da mesma, ambas no mesmo horário do dia. As voluntárias foram distribuídas em 3 grupos: A: Voluntárias que realizaram suplementação via oral de Vitamina D e depois de diagnosticado ausência do déficit realizaram o procedimento de Criolipólise sequencialmente. B: Voluntárias com déficit de Vitamina D diagnosticado, que realizaram o procedimento de Criolipólise, 30 dias após a sessão iniciaram suplementação via oral, e após ausência do déficit de Vitamina D realizaram novamente o procedimento de Criolipólise. C: