A Indústria no Brasil
2- Diferencie a primeira fase da industrialização brasileira ( a partir de 1930) da iniciada em 1950.
3- O que quer dizer substituição de importações?
4- Em que a crise de 1929 influenciou o desenvolvimento industrial brasileiro?
5- O que foi o “milagre”? Por que ele foi possível?
6- De que maneira os efeitos da globalização foram sentidos no Brasil?
7- Em que a era do governo Vargas diferenciou-se da era do governo Kubitschek?
8- Por que a partir de 2003, a privatização perdeu fôlego?
RESPOSTAS
1° Dinamizou as atividades urbanas. Estimulou a imigração europeia. Gerou um empresariado nacional com capacidade de investir em alguns setores industriais.
2° A partir de 1930, a indústria transformou-se num setor importante da economia, alcançando taxas de crescimento superiores às do setor agropecuário. Os produtos industrializados no Brasil passaram a ocupar então boa parte do mercado interno, antes praticamente abastecido só por produtos importados. Por essa razão, afirma-se que o primeiro momento da industrialização brasileira baseou-se na substituição de importações.
. A primeira metade da década de 1940, no governo Vargas, foi decisiva para a criação da infraestrutura industrial, com a fundação da Companhia Vale do Rio Doce, da Companhia Nacional Álcalis, da Fábrica Nacional de Motores e outras. No segundo governo de Getúlio Vargas seria criada a Petrobras (1953). O ano de 1956 inaugurou uma nova etapa do desenvolvimento industrial. Inicia-se o mandato de Kubitschek, responsável por implantar um modelo que buscava diminuir a distância entre o desenvolvimento tecnológico do Brasil e o dos países mais industrializados.
3° Significa que os produtos industrializados no Brasil passaram a ocupar boa parte do mercado interno, antes praticamente abastecido só por produtos importados.
4° O violento corte nas