A industrialização brasileira
Introdução Pág.: 2
1 A Industrialização Brasileira Pág.: 3
1.1 Tipos Pág.: 3
1.2 Histórico Pág.: 4
2 A Revolução Industrial Brasileira Pág.: 5
2.1 O Governo Juscelino Kubitschek Pág.: 5
2.2 O Milagre Econômico (1967-1973) Pág.: 6
2.3 O Pós-1985 Pág.: 7
2.4 Concentração e Desconcentração Industrial Pág.: 8
2.5 Nova Desconcentração Pág.: 10
Conclusão Pág.: 12
Bibliografia Pág.: 13
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre a Industrialização Brasileira, seus tipos, sua historia, sobre a revolução industrial brasileira, sobre o governo de Juscelino Kubitschek, sobre a nova desconcentração etc.
2
1. A Industrialização Brasileira
A indústria é uma atividade humana e econômica que transforma, em etapas sucessivas, produtos naturais em bens para o consumo. Ela apresenta como lado positivo a geração de empregos, o desenvolvimento econômico de uma região e o acesso à tecnologia, mas, por outro lado, gera poluição e agrava as desigualdades sociais.
A produção industrial moderna, no sistema capitalista, é realizada no âmbito das empresas e dos estabelecimentos industriais. A empresa industrial é a unidade financeira de produção, que pode englobar um ou mais estabelecimentos industriais e que realiza as compras e vendas necessárias ao funcionamento da indústria.
O estabelecimento industrial é a unidade técnica de produção através da qual se obtém um produto final ou uma linha de produtos que emprega as mesmas matérias-primas ou os mesmos processos industriais. Assim, o estabelecimento industrial põe em funcionamento os meios de produção, e a empresa industrial cria as condições para esse funcionamento (compra as matérias-primas necessárias, os equipamentos e as máquinas, paga o pessoal, consegue capitais, empréstimos, vende a produção etc.)
1
Indústria têxtil (Tipo instalado desde o século XIX)
1.1 Tipos
Existem diversos critérios para se classificar a