A industria Russa
Possui as maiores reservas e é o maior produtor e exportador de gás natural do planeta. Produziu em 2008, 662 bilhões de m³ e exportou 245 bilhões de m³.É o principal fornecedor de vários países da Europa Ocidental. As principais regiões produtoras são Pechora, Sibéria Ocidental e Oriental.
A Rússia é o 5º produtor mundial de carvão mineral. Em 2008 extraiu 356 milhões de toneladas. A extração se encontra nas bacias de Pechora e Donets, na porção europeia, e nas bacias da Sibéria Ocidental.
É o 4º produtor de urânio. O Urânio propiciou ao país tornar-se uma potência nuclear. O Urânio é utilizado em guerras e na movimentação de reatores que produzem energia elétrica. O minério é extraído das jazidas da Sibéria Ocidental.
O país tem grandes reservas de minérios metálicos (em destaque o ferro), e não metálicos extraídos nos escudos cristalinos dos Montes Urais e no Planalto Central Siberiano.
É um grande produtor de eletricidade. Gerou em 2008 cerca de 1 trilhão de kW/h em usinas nucleares, em termelétricas movidas a petróleo, gás e carvão e em grandes usinas hidrelétricas.