A industria do cigarro x a sociedade
O filme Obrigado por fumar retrata não só a defesa do uso do cigarro / nicotina, mas também o que a argumentação e a persuasão de uma pessoa é capaz de fazer quando motivada por uma ideia.
O personagem Nick Naylor trabalhava na indústria de tabaco e era um defensor do fumo. Mas defender um ponto de vista tão polêmico não é fácil, pois estar do lado do “contra” parece ser algo errado, prejudicial, logo, convencer as pessoas a mudar a maneira de pensar, parece algo ainda mais impossível.
Mesmo trabalhando para uma das Organizações mais polêmicas (a do tabaco), Nick Naylor demonstra que realmente domina o assunto, participa de programas de televisão, elabora propagandas e se empenha ao máximo para convencer as pessoas a consumirem ainda mais o tabaco. Mas é importante ressaltar que o mesmo tem a preocupação de mostrar que é um bom pai, ou seja, um bom exemplo para o filho.
Com o passar do tempo foram surgindo algumas dificuldades diante do trabalho argumentativo de Nick, pois o senador resolve fazer uma campanha contra o fumo, acrescentando nos maços de cigarro a imagem de uma cavera como forma de conscientizar a sociedade o quão é prejudicial à saúde.
Nick Naylor não se intimida, ainda assim, continua argumentando sobre a campanha, com isso passou a incomodar os seus adversários. Por isso, acaba sendo sequestrado e os bandidos colocam em seu corpo vários adesivos com um alto nível de nicotina, com o objetivo de matá-lo. Mas o resultado não foi o desejado, Nick Naylor mesmo diante de uma tentativa de morte, consegue reagir e volta com mais força de vontade e prestígio diante da mídia.
No decorrer do filme Nick tem um caso com a jornalista Heaher holloway, com quem desabafa, contando tudo sobre a sua vida pessoal e profissional. O objetivo da jornalista obter informações para escrever uma matéria na qual acabaria com a reputação dele. Ao divulgar as informações obtidas nos momentos íntimos dos dois, a jornalista consegue