A impotância de filosofia no ensino médio
Então, demonstramos através de legados em documentos como LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) , e PCN (Filosofia), e pesquisadores renomados, o papel fundamental da disciplina de Filosofia, como fator primordial para que haja uma escola onde aconteça os espaços atuais como: discussão crítica, debates, e lutas por direitos iguais para um mundo melhor, conforme os desafios educacionais, sociais e culturais. * A filosofia no Ensino Médio representa a possibilidade de se preparar o educando para o exercício da cidadania, para seu aprimoramento enquanto pessoa humana, respaldando o que a LDB 9394/96 afirma em seu artigo 36, inciso III – “domínio dos conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania”.
Podemos esperar e também afirmar que este espaço reconquistado pela Filosofia no Ensino Médio frutifique em nossos educandos sedentos de perpesctivas, mas cheios de dúvidas, a começarem a construir de fato um projeto de vida em seu sentido pleno.
surgiu o questionamento que certamente está presente constantemente nos alunos de Ensino Médio: “Para que estudar Filosofia se não cai no vestibular?” Eles tem razão. Filosofia não cai no vestibular assim como a matemática, o português, a história, a geografia e outras disciplinas. * Vamos avançando na reflexão. Será que Filosofia não aparece no vestibular? Por que então estudar essa disciplina? * Na interpretação da questão de física, na produção da redação, na interpretação do texto de português, na equação matemática, sempre há um