A impot ncia do projeto pol tico pedag gico na organiza o escolar

1757 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO
Organização por si só já nos informa que algo estava incompleto, incorreto ou precisando de alguns ajustes. No âmbito escolar não é diferente. Assim o projeto político pedagógico veio detalhar diretrizes, metas em um processo educativo a ser desenvolvido com ações objetivas na escola. Tratando dos propósitos e expectativas de toda a comunidade escolar, manifestando as exigências legais, revelando o pensamento dos elaboradores do projeto, expressando a cultura dos indivíduos da escola e assim podendo se adequar e modificar quando necessário.
O trabalho pretende chamar a atenção para o empenho coletivo nas escolas, tanto no que se refere às atividades administrativas, como nas funções pedagógicas, pretende abordar os conceitos gerais do projeto político pedagógico numa concepção de gestão democrática, fundamentos legais, currículo, tempo escolar e avaliação.
O projeto político-pedagógico pode ser comparado, de forma análoga, a uma árvore. Ou seja, plantamos uma semente que brota, cria e fortalece suas raízes, produzem sombra, flores e frutos que dão origem a outras árvores, frutos... Mas, para mantê-la viva, não basta regá-la, adubá-la e podá-la apenas uma vez. (Libâneo, 2004, p. 152).

Caracterizando-se assim um processo continuo de planejar, acompanhar, avaliar, refletir e replanejar. Reflete a realidade escolar, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas também pode ser um momento de visualizar novas possibilidades e transformar essa realidade.

2 DESENVOLVIMENTO
Na busca de qualidade de ensino, o projeto pedagógico vem proporcionando pesquisas constantes e aprimoramentos tanto para professores, como para as instituições num âmbito nacional, estadual e municipal. Os gregos há séculos expuseram para a humanidade o relacionamento político com o pedagógico, pois visavam uma melhor formação e a felicidade comum e individual. Assim, todo projeto pedagógico da

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas