A importãncia dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança
A IMPORTÃNCIA DOS JOGOS E BRINACADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
MACAPÁ
2011
ADRIANO SANTIAGO
ALDINE SOBRINHO DOS SANTOS
ALESSANDRA ARAÚJO LANDIN PINTO
ELIETE S. G. A. DE MAGALHÃES
ISIS RAMOS ALFAIA
JANETE GONÇALVES CABRAL
RODRIGO RAULIAN DA SILVA FERREIRA
ROSANGELA DOS SANTOS
A IMPORTÃNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
MACAPÁ
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa busca ampliar e aprofundar a discussão sobre o papel e contribuição dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo da criança.
Assim como, destacar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem da criança, enfatizando a importância dos educadores utilizarem a brincadeira como ferramenta pedagógica, propiciando condições para um desenvolvimento saudável da criança.
Nessa perspectiva, serão destacadas duas brincadeiras, como um jogo utilizado na faixa etária de dois a cinco anos de idade, e uma brincadeira utilizada na faixa etária de seis a onze anos de idade. Brincadeiras estas com objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança.
DESENVOLVIMENTO
Os jogos e brincadeiras são fundamentais para o seu desenvolvimento e para a aprendizagem, pois envolvem diversão e ao mesmo tempo uma postura de seriedade. A brincadeira é para a criança um espaço de investigação e construção de conhecimentos sobre si mesma e sobre o mundo. Brincar é uma forma de a criança exercitar sua imaginação. A imaginação é uma forma que permite às crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que pouco conhecem. A brincadeira expressa a forma como uma criança reflete, organiza, desorganiza, constrói, destrói e reconstrói o seu mundo.