A importância dos jogos nas aulas de educação fisica escolar
No processo de desenvolvimento humano o brincar tem uma importância muito grande. As brincadeiras de infância são o reflexo dos desafios da vida adulta. E é necessário que as Instituições de ensino e organizações que lidam com crianças e adolescentes tenham essa consciência e tragam de volta à vida das crianças, brincadeiras, dinâmicas, gincanas, jogos e atividades lúdicas em geral.
Nossa obrigação enquanto educador é saber que os jogos e atividade lúdica estão entre os exercícios físicos mais completos de todos, e é também através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. Essa falta de valorização do brincar contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. As Escolas estão esquecendo o verdadeiro sentido das aulas de Educação Física Escolar, os pais cada vez mais opõem seus filhos para brincar dentro de casa, enclausurados em frente ao computador ou jogando vídeo game, isso reflete um aumento significativo do número de crianças obesas e provavelmente futuros adultos sedentários, é importante lembrar também que a causa disso é a violência que atinge cada vez mais a sociedade em um todo, levando aos pais certas atitudes de proteção muitas vezes exageradas.
O jogo é nada mais nada menos, do que um aproveitamento da energia da criança para a formação de um futuro cidadão de caráter, saúde e inteligência. A educação física quando mencionada por um profissional preparado e correto, ela se torna a ciência de todas as outras do currículo escolar, por que é através dela que conhecemos os alunos como realmente eles são, através de jogos e atividades educativas, que levam o aluno a conviver coletivamente, a produzir conceitos impessoais. Por um interesse próprio, a criança observa a necessidade de obter o máximo de esforço onde uma auto-educação ocorre e supostamente uma reflexão sobre os atos dos companheiros com as suas próprias atitudes dentro da atividade. O Objetivo