A importância dos exercícios físicos
1.1 SEDENTARISMO
O sedentarismo é a maior causa de obesidade em todo o mundo, além de obviamente o péssimo hábito alimentar que é muito comum entre a maioria das pessoas hoje em dia. Chamamos de sedentarismo o ato de não praticar atividades físicas, assim mantendo o corpo parado sem qualquer exercício, o que causa várias doenças além de manter os músculos em más condições. Foi comprovado através de pesquisas e estudos de especialistas que a prática de exercícios físicos evita certas doenças e principalmente mantém o físico em forma, e regula detalhes como a pressão arterial, colesterol, entre vários outros fatores que influenciam no bem estar da nossa saúde.
A obesidade, resultado da falta de exercícios físicos, causa a baixa auto estima, problemas de coluna, lesões, frustrações, entre outros problemas tanto físico quanto psicológico. Desse modo, atinge pessoas de todas as idades e o número de crianças que sofrem com esse fato está aumentando significativamente depois do avanço da tecnologia, pois antes a diversão das crianças eram correr, subir em árvores e brincadeiras que exigiam mais movimentos, quanto que nos dias de hoje a maior diversão delas são os jogos de computador ou vídeo game, assim mantendo-se na mesma posição, acomodados em um sofá e geralmente comendo alguns alimentos rápidos e não tão saudáveis como, por exemplo, os salgadinhos, além de estarem ingerindo bebidas como refrigerante todo o tempo que estiver na frente do computador ou vídeo game.
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame