Roma
*a arte mudou, em certa medida, quando Roma se tornou a senhora do mundo. Os artistas receberam novas tarefas e tiveram de adaptar seus métodos nessa conformidade. A mais notável realização dos romanos foi, provavelmente, no domínio da engenharia civil. Mesmo as ruínas dessas construções ainda conservam um aspecto extremamente impressionante.
*A mais importante característica da arquitetura romana, entretanto, é o uso de arcos. Essa invenção desempenhou escasso ou nenhum papel nas construções gregas, embora fosse possivelmente conhecida dos arquitetos gregos.
*Os romanos tornaramse grandes especialistas na arte de construir abóbadas, graças a vários expedientes técnicos. O mais extraordinário desses edifícios é o Panteão, ou templo de todos os deuses. É o único templo da Antigüidade clássica que sempre se conservou como lugar de culto; foi convertido em igreja no início da era cristã e, portanto, nunca se permitiu que caísse em ruínas. (edifícios que transmitam semelhante impressão de serena harmonia. Não há qualquer sensação de peso agressivo. O enorme zimbório parece pairar livremente sobre nossas cabeças como uma segunda abóbada celeste.)
*Era típico dos romanos adotarem da arquitetura grega aquilo de que gostavam e aplicá-lo às suas próprias necessidades. Fizeram o mesmo em todos os campos. Uma de suas principais necessidades era de bons retratos que representassem fielmente os modelos reais. (Tinha sido costume transportar imagens em cera dos ancestrais nas procissões fúnebres)
-os romanos permitiram que seus artistas os fizessem mais realistas e menos lisonjeiros do que os gregos jamais tentaram fazê-lo. Talvez usassem, por vezes, máscaras mortuárias e adquirissem assim um surpreendente conhecimento da estrutura e características da cabeça humana.( Os artistas conseguiram, de algum modo, ser naturais sem cair no trivial.)
*Os romanos eram um povo prosaico, de grande