A importância dos contos de fadas para as crianças
PROJETO INTEGRADOR
A importância dos contos de fadas para as crianças
Wesley André Fonseca Matias, graduando do curso de psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. e-mail: Wesley_andre01@hotmail.com
O presente trabalho tem como objetivo determinar a influência dos contos de fadas na infância no desenvolvimento psicossocial, fundamentando-se nos conceitos das disciplinas: psicologia e Infância, políticas públicas em Saúde e bioestatística.
Trata-se de um trabalho interdisciplinar do curso de psicologia que utilizou do resumo descritivo como método científico.
Como técnica de pesquisa utilizou-se da revisão bibliográfica da teoria de Erik Homburger Erikson sobre o desenvolvimento psicossocial; da teoria dos contos de fada descrita por Elaine Rabello e José Passos e do Programa Saúde na Escola (PSE) instituído pelo Decreto n° 6.286 de 5 de dezembro de 2007. Foi escolhida a técnica da pesquisa de levantamento, realizada através de uma oficina de contos de fada. Para o levantamento foi utilizado uma amostra de 44 alunos com a faixa etária média de 7 anos á 7 anos e meio que integram três turmas de 2° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dona Inês Torres localizada na cidade de Itabira-MG.
Erik Homburger Erikson nasceu em Frankfurt, Alemanha, em 1902 (vindo a falecer em 1994). Tento inicialmente optado pela carreira artística, foi convidado a trabalhar em uma escola para pacientes submetidos à psicanálise, entrando então em contato com o grupo de Anna Freud. Em 1933, quando se casou com uma canadense, mudou-se para os Estados Unidos, continuando seus estudos em Psicanálise, tornando-se o primeiro psicanalista infantil americano. Sem negar a teoria freudiana sobre desenvolvimento psicossexual, Erikson mudou o enfoque desta para o problema da identidade e das crises do ego, ancorado em um contexto sociocultural. Algumas ideias foram