A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA TRANSMISSÃO DE VALORES E NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL

6863 palavras 28 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA TRANSMISSÃO DE VALORES E NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL

EPÍGRAFE

“(...) O pobrezinho abaixou a cabeça, olhando para a água, e esperou. Mas que foi que ele viu na água límpida? Por baixo de si, viu sua própria imagem; só que sua imagem não era mais de um desajeitado pássaro cinza-escuro, feio e repelente. Ele era um cisne!” (Andersen, 1995:118).
RESUMO

Toda criança adora ouvir alguém dizer: “Era uma vez...” Essas três palavrinhas funcionam como senha para a entrada em um mundo repleto de fantasias na qual a imaginação reconstrói cada cena que está sendo contada dentro das crianças, atraindo sua atenção, desenvolvendo nelas o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro. Quanto mais cedo o livro fizer parte do seu cotidiano, menos risco terá da leitura ser encarada como tarefa imposta e tediosa. O contato com a literatura infantil é primordial para a formação da criança, pois as histórias estimulam o desenvolvimento ético e de cidadania, um momento de encontro com o livro que deverá ser introduzido nas brincadeiras infantis desde cedo. Ao iniciar o contato com a literatura infantil, ela não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, e sim usando o poder do imaginário e a fantasia como instrumento para cativar esse público.
Se efetivamente queremos considerar as crianças como agentes ativos e transformadores da sociedade, temos que pensar em formas de favorecer a reflexão sobre os valores que estamos transmitindo.

Palavras-chave: Criança, Estímulo à leitura, Hábito de leitura.

SUMÁRIO

1. PERCURSO HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL

1.1. A origem da literatura infantil

1.2. História dos contos de fadas

2. TRANSMISSÃO DOS VALORES E O IMAGINÁRIO INFANTIL

2.1. Transmissão de valores através das histórias

2.2. O desenvolvimento do imaginário infantil através dos

Relacionados