A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1912 palavras
8 páginas
INTRODUÇÃOSabemos que a escola se insere na comunidade como, sendo, uma das principais instituições formadoras de personalidades, caráter e, de convívio sócio-cultural. Assim faz-se necessário que a mesma não permaneça inerte na presunção de que a educação se constrói dentro de um vazio ideológico, onde a teoria vivenciada nos centros acadêmicos desenvolve o seu papel por excelência.
O projeto político pedagógico vem para estimular a discussão e a reflexão sobre qual modelo de escola queremos; participativa e comprometida com a relação sociedade-escola; ou impositiva, que já têm os seus métodos de ensino-aprendizagem.
O presente trabalho augura tecer algumas considerações referentes ao Projeto Político Pedagógico da escola atual. E para a efetuação desse objetivo, tomarei como referencial teórico textos pertencentes a Arnoldo Nogueira e Ilma Passos. Veremos que ambos os autores vêem nos chamar a atenção no sentido de nos ajudar a pensar de maneira mais reflexiva acerca do presente contexto educacional. Além disso, veremos no decorrer do trabalho que eles defendem a autonomia da escola, no que concerne a estruturação do (P.P.P.), ou seja, segundo eles é necessário que haja uma certa rejeição da influência burguesa em relação aos direitos escolares e de acordo com os mesmos, necessitamos mais do que nunca, lutarmos em prol de direitos iguais para todos os estudantes, principalmente na maneira de ensinar.
DESENVOLVIMENTO
Antes de tudo, é importante nos dar por conta que o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) tem se apresentado como objeto de estudos tanto para professores quanto para pesquisadores, perpassando instituições, num âmbito nacional, estadual e municipal, na busca de um avanço na qualidade de ensino.
Esse estudo que Ilma Passos nos apresenta, busca repensar a construção do (P.P.P.), e evidentemente quem precisa fazer isso é a própria escola, levando sempre em conta os seus alunos.
Se realizarmos uma retrospectiva do nosso