trabalho de quimica
A pasta de cimento é uma mistura de cimento mais água e é utilizada principalmente para vedação de vazamentos ou obstrução de trincas e fissuras em peças de concreto danificadas. A consistência está relacionada ao teor de umidade, dessa forma o ensaio sobre a consistência da pasta de cimento é feito para verificar a quantidade de água que deve ser colocada em uma determinada quantidade de cimento, ou seja, determinar o fator água/cimento, para que a pasta formada esteja dentro das normas da ABNT que regem esse assunto, onde o resultado apresentado no aparelho de Vicat (aparelho utilizado para medir a resistência da pasta) deve ser de 6mm.
1.1 NOÇÕES GERAIS
Ao misturarmos o cimento com a água obtemos um material denominado pasta, que isoladamente é um material que tem diversas aplicações em estruturas de concreto, principalmente como material de injeção, quer nas estruturas de concreto protendido como nas reparações e impermeabilizações em geral.
Ao misturarmos o agregado miúdo (areia) à pasta obtemos o material denominado argamassa, com o qual são feitas peças pré-moldadas e usadas em serviços de revestimento e injeções.
Finalmente, quando adicionamos o agregado graúdo (cascalho ou brita) à argamassa obtemos concreto.
A inclusão dos agregados nas argamassas e concretos traz vantagens técnicas e econômicas, em vista da redução do teor de pasta. Estas vantagens tornam-se tanto maiores quanto maior for o tamanho do agregado. As vantagens técnicas decorrentes da redução do teor de pasta são a diminuição das variações volumétricas (retração), a diminuição do calor de hidratação e a menor suscetibilidade do material deteriorar-se pela ação de elementos agressivos. A vantagem econômica é a redução do consumo de cimento, que dos materiais componentes dos concretos e argamassas é o que apresenta o custo mais elevado.
1.2 Determinação da pasta de consistência normal do cimento Portland.
O fator água/cimento é o principal parâmetro controlado na