A importância do projeto politico pedagogico
EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA
THIAGO DE SOUZA MORAIS
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
THIAGO DE SOUZA MORAIS
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Este trabalho é um texto reflexivo proposto pela UNOPAR ao 2º período dos cursos de licenciatura de 2014. A discussão é em cima da construção do PPP. Buscando compreender seu significado e importância para a escola.
INTRODUÇÃO: A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos, mas não se firma apenas nesta concepção. Funciona como uma empresa e para que progrida é necessários componentes que a façam crescer, aspirações e determinadas políticas de gerenciamento. O ambiente escolar engloba toda uma comunidade: pais, alunos, professores coordenadores, funcionários gerais e direção; para que tudo se encaminhe bem é necessário estabelecer um papel a cada individuo, dá-lhe uma função de suma importância para a instituição. Como fazer para organizar e manter foco em tudo? Aí entra o Projeto Político Pedagógico. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), no artigo 15, concedeu á escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Significa isso, a escola ter autonomia e liberdade na elaboração de seu próprio plano de trabalho, definindo seu rumo, planejar suas atividades de acordo ás necessidades da comunidade, permitindo atender todo o público, em cima de sua realidade e dando identidade própria a instituição. Fica assim, a equipe de formação escolar operante de sua própria construção.
No Artigo 12, inciso I, que vem sendo chamado o “artigo da escola” a lei dá aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.
No Artigo 12, inciso VII, define como incumbência da escola informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução