A importância do planejamento
Juliana Gomes Vieira Correia
Temática:
1. Planejar é importante para qualquer empresa, pois, só assim, pode-se ter uma visão menos turva do futuro, sendo possível antever obstáculos e oportunidades. Você concorda com esta afirmação?
Quais as vantagens e desvantagens de um bom planejamento para a parte operacional de uma empresa? 2. A área de operações de uma empresa é, na maior parte das vezes, o coração organizacional. Dela nasce o produto e/ou o serviço que será ofertado e, assim, ela responde pela sobrevivência da empresa. A parte operacional, entretanto, depende de todas as outras áreas da organização para ter êxito. Como essa integração ocorre na sua empresa? Quais são os pontos positivos e negativos que você enxerga na forma como ela se relaciona com as demais áreas? Há problemas?
Desenvolvimento:
Atualmente as empresas são estruturadas em departamentos funcionais para facilitar o foco, o estabelecimento de rotinas, a padronização e o controle do trabalho. Porém, objetivos funcionais diferentes podem prejudicar o desempenho da empresa como um todo.
As funções de negócio, ou departamentos, possuem atividades específicas e distintas que, por vezes, geram desentendimento e conflitos entre as áreas.
Por isso, as empresas devem procurar traçar um plano único envolvendo todas as funções, ao invés de planos isolados.
Por meio da comunicação é possível obter uma integração entre as áreas, mas não é sempre que se consegue excelência nessa ferramenta.
Trabalho em uma corretora de seguros multinacional, que ao meu entendimento, está segmentada além do necessário, isso porque, determinadas áreas simplesmente parecem não funcionar devido ao excesso de processos e pessoas envolvidas.
Em muitos momentos é difícil saber a quem destinar uma tarefa ou um pedido, o que torna o trabalho demorado e às vezes ineficiente.
Creio que a solução seria realizar um mapeamento de processos e descrição das atribuições de