A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO como ferramenta para Pequena e Média Empresa
SANTOS1, Patrícia Soares dos.
Resumo
Este artigo tem por objetivo elencar a importância do planejamento financeiro para as pequenas empresas, oferecendo subsídios para que o empreendedor possa planejar e controlar as ações organizacionais, dirigindo a empresa com decisões fundamentadas, e por meio do conhecimento financeiro reduzir o risco de mortalidade. Para elaboração deste artigo, utilizouse obras de autores clássicos da área em questão, por meio de uma pesquisa bibliográfica, pesquisa esta, que serviu como orientação para as etapas. Como resultado destaca-se a importância do planejamento como suporte fundamental às decisões na área financeira.
Conclui-se que não cabe a qualquer organização, assim como, à pequena empresa, desconsiderar um planejamento financeiro em suas atividades.
Palavras- chave: Planejamento Financeiro. Pequenas empresas.
1. Introdução
Nos últimos anos houve um avanço na expectativa de vida das pequenas empresas, conforme apontam pesquisas do SEBRAE, os dois principais agentes para o aumento da sobrevida são dois fatores: a melhoria do ambiente econômico e a maior qualidade empresarial. O planejamento nas empresas passou a ser preocupante, pois fatores de ordem gerenciais quando mal administrado podem levar uma organização a falência. Daí surge o crescimento da procura por instrução sobre este tema.
Para que a empresa viva e alcance patamares mais elevados, o planejamento auxilia o administrador na direção de ações coerentes ao objetivo do negócio, na criação de metas e projeções, e por intermédio do controle o mesmo contribui com informações para decisões estratégicas seguras reduzindo o risco de decisões sem embasamento.
O planejamento em finanças empresarial é um ponto crucial para a administração dos recursos de investimentos nas empresas de pequeno porte. O principal objetivo deste estudo é
1
Administradora,