A importância do lúdico na educação
Adriano Loureiro Debora Leal Ribeiro Ramos Fabrícia de Jesus Rosário Barbosa Igor Felipe Jéssica Miranda Lenita Martins Monique da Cruz Vieira Paulo Rafael Santos Suellen Mamahussú Nobre ( LÍDER)
RESUMO
Está pesquisa bibliográfica visa refletir sobre o lúdico na educação infantil, tendo-se em vista a construção do saber por parte da criança através do uso de jogos e brinquedos. O brincar estimular o aprendizado e deve ser posto em primeiro plano na preparação das atividades. Cabe ao professor efetivar os recursos estratégicos de jogos e brincadeiras junto ao aluno, para que ele possa ser capaz de superar os obstáculos que surgirem no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem. Brincar. Jogos. Lúdico.
INTRODUÇÂO
O interesse pelo tema da presente pesquisa surgiu, ao observar as crianças em situações de jogos espontâneos, brincadeiras, faz de conta. Podemos perceber quanta energia, prazer e atitudes elas se dedicam ao brincar.
Resolvemos pesquisar sobre a importância do uso do lúdico, a fim de obter conhecimentos, para atuar junto aos alunos, oferecendo aos professores possibilidades de intervenções pedagógicas mais conscientes.
O lúdico na educação infantil é primordial para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo e social. Através desse contato com o objeto e o outro, que o brincar envolve a criança e proporciona prazer. Sabe-se que é por intermédio do jogo que as crianças expressam suas emoções, sensações, pensamentos e atitudes sobre o mundo.
Ao introduzir o lúdico nas atividades educacionais, sendo elas bem elaboradas, com objetivos definidos e adequados, com estratégias e habilidades significantes, será caminho seguro para o desenvolvimento pessoal, social e cultural, além de ampliar a