A importância do complexo memorial do cerrado para a educação ambiental e preservação do bioma cerrado
OBJETIVO O Memorial do Cerrado é um projeto do Instituto do Trópico Subúmido da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, inaugurado em Setembro de 1999 e está inserido no Centro de Humanismo e Educação contemplado no plano diretor do Instituto, cujo objetivo é despertar a consciência e o conhecimento sobre os aspectos físicos, bióticos e culturais do Sistema Biogeográfico do Cerrado e que permite ao visitante a interação e a integração do conhecimento no decorrer dos ambientes.
METODOLOGIA Consistiu na pesquisa bibliográfica com suporte teórico por meio de sites técnicos científicos, livros e artigos, juntamente com a visitação in locu no Complexo Memorial do Cerrado para a coleta de dados seguida de tomadas fotográficas, visita na Fundação Aroeira, órgão gestor do Memorial do Cerrado para a obtenção de dados numéricos quanto à quantidade anual de visitantes no período de 2004 a 2011. Posteriormente, foram catalogados e representados em formato de quadro.
RESULTADOS OBTIDOS O Complexo Memorial do Cerrado recebe anualmente milhares de visitantes oriundos de vários locais do Brasil e do exterior, sendo que o fluxo maior concentra-se na rede de ensino municipal, estadual e privada de todas as escolaridades da região metropolitana de Goiânia e do interior do estado de Goiás. Ressalta-se que mesmo não tendo uma divulgação constante na mídia televisiva e impressa, percebeu-se que durante o período de 2004 a 2011 o Complexo Memorial do Cerrado recebeu 412.346 visitantes, pressupondo-se que o programa de Educação Ambiental ora desenvolvido tem apresentado êxito, além disso, em 2008, foi considerado o ponto turístico mais bonito de Goiânia, segundo a Fundação Jaime Câmara. Portanto, conforme dados quantitativos obtidos, demonstra-se a importância deste espaço para a formação de novas consciências e atitudes para com os aspectos