A IMPORTÂNCIA DAS RAÍZES CULTURAIS: UM DESAFIO TAMBÉM DA ESCOLA
UM DESAFIO TAMBÉM DA ESCOLA
E. B. O.
RESUMO
O presente artigo nos remete a refletir acerca da importância do estudo da cultura no âmbito escolar. Pretende analisar, primeiramente os conceitos sobre cultura, a relevância do seu trabalho em ambiente educacional, e posteriormente trataremos a respeito das questões voltadas para os desafios que o professor e a escola enfrentam para poder tornar eficaz a inclusão das temáticas voltadas a cultura em sala de aula. Um fator imprescindível também é pensar de que forma o professor deverá exercer sua docência em defesa do estudo das culturas. Sendo assim, é preciso repensar em práticas que valorize a cultura dos alunos, dentro de uma perspectiva transformadora que contribua para construção da identidade do indivíduo.
Palavras-chave: Cultura, escola, docência, identidade.
INTRODUÇÃO
Vivemos num país onde tanto se fala da variedade e da exuberância cultural, por isso, antes de tudo é imprescindível que nos familiarize com o conceito de cultura. O termo “cultura” surgiu em 1871 como síntese dos termos Kultur e Civilization. Este termo francês que se referia às realizações materiais de um povo. Naquele ano, Edward Tylor sintetizou-os no termo inglês Culture. Com isso, Tylor abrange num só vocábulo todas as realizações humanas e afasta cada vez mais a ideia de cultura como uma disposição inata, perpetuada biologicamente. O primeiro conceito etnográfico de cultura surgiu com Tylor, que a entendia como “um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.”
Cultura significa cultivar, e todos esses costumes, hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não eram somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A nossa cultura brasileira é marcada