A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PARA O ESTUDANTE DE DIREITO
A ética é uma condição indispensável para todo cidadão, principalmente para um estudante e profissional da área jurídica. O estudo da Ética é de extrema relevância para o acadêmico de direito, visto que o mesmo se deparará com inúmeras situações, as quais exigirão um mínimo de formação moral capaz de orientar no sentido do justo. O envolvido com o Direito, mesmo que ainda estudante, optou por ter como objeto de trabalho a ética e se responsabilizou por vivenciar e influenciar os conceitos de certo ou errado. É no meio acadêmico que os futuros operadores técnicos da ciência jurídica formaram os ideais de honestidade e de melhor conduta. É fundamental ao estudante de Direito, para se transformar em um profissional competente e ético, espelhar-se nos melhores exemplos de conduta profissional e empenhar-se para enriquecer seus conhecimentos jurídicos, preocupando-se sempre em discernir o que é moralmente certo do que é eticamente reprovável. Quando se fala em Ética jurídica, para os operadores do Direito, a ética é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando a boa prática da função, bem como a preservação da imagem do próprio profissional e de sua categoria. A Ética jurídica é, portanto, formulada a partir da prática profissional do Direito.
No curso de Direito, o estudante desenvolverá um conceito de ética, mas após sua formação, estará entregue a um mercado de trabalho com normas éticas bem definidas, os advogados têm Código de Ética, assim como juízes e promotores. (NALINI, 2001).
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. A moral é como o conjunto de normas que serve para o comportamento dos homens. A ética representa uma posição de ideologias que remete aos interesses