A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO NAS EMPRESAS
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
AVM FACULDADE INTEGRADA
A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO NAS EMPRESAS
Por: Luciene Pedrosa Souza da Silva
Orientador
Prof. Jorge Tadeu Vieira Lourenço
Rio de Janeiro
2013
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
AVM FACULDADE INTEGRADA
A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO NAS EMPRESAS
Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em gestão de QSMS/SGI. Por: Luciene Pedrosa Souza da Silva
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pela minha vida e motivação em estudar, buscando através dos estudos melhorar como profissional e principalmente como pessoa.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho à minha família, pelo apoio e compreensão nas horas em que tive que dividir minha atenção e meu tempo com livros e o computador.
RESUMO
O capital humano é muito importante nas organizações, por ser um fator de vantagem competitiva. As empresas devem se preocupar cada vez mais com o bem estar de seus colaboradores, proporcionando não só bons salários, mas também outros benefícios como bom ambiente de trabalho, tratamento com respeito, programas de treinamentos para aumentar o potencial de seu recurso humano, tudo isso visando reduzir a rotatividade.
Com tudo isso, se faz necessário gerir o conhecimento. A gestão do conhecimento tem como proposta agregar valor a informação e facilitar o fluxo interativo da empresa.
A integração, a Inclusão e a valorização do Capital Humano são de suma importância, para o estimulo das pessoas a produzirem mais.
Conclui-se que é grande a distância entre a realidade e o discurso nas organizações que afirmam valorizar seus funcionários, ou seja, seu capital humano. Por trás