Ambiente Virtual na Educação infantil
UMA FERRAMENTA PARA
A EDUCAÇÃO INFANTIL”
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL orienta a atuação polivalente do professor. Ser polivalente significa que um mesmo professor deve desenvolver todos os tipos de atividades com as crianças, tanto rotineiras, que envolvam os cuidados básicos destinados à criança, como as educacionais. Dentro disso vemos a possibilidade de que o professor possa usar a tecnologia como ferramenta no ensino infantil, apesar de nos dias de hoje a maioria das escolas possuírem salas de informática , em sua maioria não é utilizada.
Trabalhar essa temática no âmbito escolar é fundamental tanto para acompanhar o mundo contemporâneo quanto como utilização de uma indispensável ferramenta que conjuntamente com a ludicidade e atividade da escola irá possibilitar os objetivos almejados, sabendo da missão de sermos colaboradores na construção de uma sociedade igualitária onde todos têm direitos e deveres.
A tecnologia já é parte da vida, daí a necessidade de integrá-la no contexto educacional como ferramenta de apoio.
METODOLOGIA:
Inicialmente, realizar um levantamento de todos recursos tecnológicos que há na escola .Verificar se a sala de informática esta de acordo com as necessidades das crianças. Analisar se todos computadores estão funcionando.
Ver se os professores estão capacitados para interagir o aluno com o ambiente virtual, se não buscar capacitar esse professor.
Selecionar o software de acordo com o conteúdo previsto, propondo as atividades para os alunos e acompanhando-os durante a exploração do mesmo.
E seguir a idéia do construcionismo onde propicia ao aluno e ao professor a construção dos conhecimentos a partir de suas ações no computador.
AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO PROJETO:
Esse projeto tem o intuito de proporcionar as crianças uma maneira lúdica de ensino aprendizagem , através da inclusão digital para que as desenvolvam habilidades e